top of page

Noções de DIREITO AMBIENTAL - Resumo e Princípios (concursos e OAB)Me Julga - Cíntia Brunelli


Noções de DIREITO AMBIENTAL - Resumo e Princípios (concursos e OAB)

⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).

👉 INSCRIÇÕES através do site: https://cintiabrunelli.com.br/direito ⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade. 👉 ADQUIRA O LIVRO através do site: https://cintiabrunelli.com.br/intro ❤️️ MEU SITE: https://cintiabrunelli.com.br 💎 Grupo TELEGRAM: https://t.me/cintiabrunelli 📷 INSTAGRAM: / me.julga 📧 E-MAIL: contato@cintiabrunelli.com.br 🐶 Assista ao vídeo sobre DIREITOS DOS ANIMAIS: • DIREITOS dos ANIMAIS no Brasil: Prote... 🏆 Inscreva-se também no canal NOVATOS DO DIREITO:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, isso é o que está escrito no artigo 225 da Constituição Federal.

Mas o que seria isso? Quais são os principais pontos quando se fala em Direito Ambiental?

A Constituição Federal diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

O meio ambiente ele tem titularidade difusa, pois TODOS somos titulares desse direito. O meio ambiente pode estar em uma propriedade particular, mas ele é de todos, por ser essencial à sadia qualidade de vida.

A Constituição também fala que se impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Na prática, isso traz incumbências aos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Poder Legislativo não pode fazer leis retrocedendo. Existe um princípio de vedação ou de proibição do retrocesso, o que quer dizer que devemos sempre buscar preservar mais o meio ambiente, e nunca menos.

O Poder Executivo deve criar políticas públicas de meio ambiente, através de estratégias para sua proteção e recuperação.

A coletividade deve estar consciente da preservação, e, quando algo estiver errado, deve acionar o Poder Judiciário, através de Ação Popular ou Ação Civil Pública. PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL:

Princípio da Prevenção É a conduta de evitar que um dano conhecido, de origem humana, venha a agir sobre o meio ambiente, reduzindo o equilíbrio ecológico.

Princípio da Precaução Busca evitar certas ações no meio ambiente, por não haver certeza de que essas ações não causarão reações adversas.

A diferença entre os princípios da prevenção e da precaução está no fato de que o princípio da prevenção fala sobre danos conhecidos, enquanto o princípio da precaução evita reações desconhecidas. Princípio do Poluidor-Pagador Os custos dos danos ao meio ambiente devem ficar a cargo de quem gera a poluição.

Quem possui atividade poluidora é quem deve arcar com os valores de medidas de prevenção ou reparação.

Princípio do Protetor-Recebedor Deve-se criar benefícios em favor de quem protege o meio ambiente, para incentivar essas iniciativas. Princípio da Responsabilidade Além de reparar os danos, os infratores que lesionarem o meio ambiente ficam sujeitos a sanções penais e administrativas.

Princípio do Limite O Poder Público deve fixar parâmetros mínimos quanto a resíduos, ruídos e partículas, dentre outros, visando ao desenvolvimento sustentável. Princípio da Função Social da Propriedade A propriedade deve cumprir sua função social, o que inclui a sadia qualidade de vida das pessoas.


Princípio da Cooperação entre os Povos O meio ambiente não possui fronteiras.

A Terra é um grande ecossistema e a forma de preservá-lo é através de cooperação entre as nações.

Princípio da Solidariedade Intergeracional Deve haver um pacto entre gerações, para que as gerações do presente preservem o meio ambiente para as gerações futuras.


PESQUISAS COMUNS: 1 - Noções sobre Direito Ambiental - Resumo e Princípios 2 - Noções Introdutórias de Direito Ambiental 3 - Direito ambiental - Conceito e princípios fundamentais 4 - Questões básicas de Direito Ambiental

BRASIL

bottom of page